No próximo dia 17 de abril, domingo, celebra-se a Páscoa, data comemorativa que marca a ressurreição de Jesus Cristo, e no dia 15, a Sexta-feira Santa, que lembra a sua crucificação.
É tradição, em vários locais do Brasil, que fiéis sigam em procissões seguindo o caminho de Jesus até o calvário. Muitas cidades apresentam teatros e encenações ao ar livre com a crucificação. A mais conhecida delas é Recife, em Pernambuco, onde acontece, todos os anos, desde 1968, a ‘Paixão de Cristo de Nova Jerusalém’.
Teatro ao ar livre
Nova Jerusalém é um teatro brasileiro ao ar livre, localizado no distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, a 202 km do Recife. Seus cenários buscam representar uma reconstrução parcial da cidade de Jerusalém nos tempos em que viveu Jesus.
Mais de 500 pessoas, entre atores de expressão nacional, atores regionais e figurantes, participam da encenação ‘Paixão de Cristo de Nova Jerusalém’. Considerado o maior teatro a céu aberto do mundo, conta com lagos artificiais, nove palcos, uma muralha de 3.500 m e 70 torres.
Espetáculo está de volta depois da pandemia
Depois de dois anos suspenso por causa da pandemia, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém está de volta. Serão oito dias de programação, entre 09 e 16 de abril (veja, abaixo, em ‘mais sobre o assunto’, como adquirir ingressos para o espetáculo).
Praias e roteiros culturais
Recife é uma paixão, no sentido literal da palavra. A mistura de rios, mar e a beleza exuberante das praias de Boa Viagem, Carneiros (foto) e Ilha de Itamaracá, além de cultura, gastronomia e arquitetura únicas, fazem de Recife um dos destinos mais fascinantes do nordeste brasileiro. A cerca de uma hora de Recife, está Porto de Galinhas, uma das praias mais conhecidas do Brasil.
A capital pernambucana virou metrópole sem deixar de manter as tradições preservadas no centro histórico e oferece opções de passeios que não deixam nenhum turista parado, como compras, trajetos de barco, visita a museus e galerias de arte. No histórico bairro Recife Antigo, você poderá conhecer vários teatros e museus.
Conhecida por seu folclore, dança e música, Recife tem um ritmo de festa que acontece anualmente no período do Carnaval, além das tradicionais apresentações de forró, maracatu e frevo, que são a marca da região.
Bonecos gigantes de Olinda
A cerca de 20 minutos da capital pernambucana, Olinda é conhecida por seu desfile de rua com bonecos gigantes (foto) durante o Carnaval. Mas você pode conferi-los o ano inteiro, em Recife, na Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, onde estão expostos bonecos de pessoas consagradas, como Dominguinhos, Pelé e Chacrinha.
Feira de Caruaru
A Feira de Caruaru (na cidade vizinha de Caruaru) (foto), considerada uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, é um local imperdível para encontrar artigos a preços populares. Peças únicas produzidas em couro, renda renascença, palha, entre outros itens feitos à mão são representantes do rico artesanato pernambucano.
Fotos: Thinkstock / Divulgação CVC
Mais sobre o assunto na internet
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém – Site Oficial
Paixão de Cristo – 09 a 16 de abril de 2022
Como comprar os ingressos
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)