Dizem que “felicidade não tem preço, não tem idade…” Tantas expressões são ditas e usadas para explicar a felicidade. Mas o que é a felicidade? O que é ser feliz? É uma pergunta ampla e delicada.
Eu acredito que a felicidade é estar bem consigo mesmo e com o mundo, em qualquer idade ou época de nossas vidas, ter saúde, bons amigos, um bom trabalho, um amor, filhos, netos, sua casa, um carro. Cada um de nós vai escolher um desses itens, ou vários, ou, talvez, todos.
Para tentar entender melhor o que é a felicidade e o que deixa cada um feliz, entrevistamos os irmãos José, 81, e Affonso Gomes, 68 (na foto acima), ambos aposentados, em São Paulo, dois irmãos muito simpáticos que me pareceram estar de bem com a vida. José é casado, tem filhos, netos e até bisnetos. Affonso, também casado, tem um filho.
A mesma praça, o mesmo banco…
Curiosamente, os irmãos se encontram há mais de 20 anos, todos os fins de semana, na mesma praça – e no mesmo banco. Outros amigos – também de longa data – participam dos tradicionais encontros.
Para José, sua felicidade, hoje, é “acordar e poder andar, sair e viver mais um dia!”. Além de sempre ter se preocupado com o trabalho e formar uma família, gostava muito de ir ao cinema, encontrar seu grupo de amigos e, principalmente, de estar sempre com seu irmão.
Affonso confirma de bate pronto que os encontros com seu irmão sempre o deixaram – e ainda o deixam – muito feliz. Também sempre gostou muito de sair com a turma que encontra há mais de 30 anos. Alguns já se foram, mas o importante, para ele, é viver o dia a dia.
“Antigamente, eu jogava muita bola, saía na noite e andava a pé desde a região central até a Vila Mariana (em São Paulo). Era tudo muito seguro, nada de perigoso acontecia. Tenho saudades dessa época…”, relembra Affonso. Hoje, sua felicidade é ter saúde e poder curtir o parque onde se encontra com os amigos.
Digital única
À primeira vista, a entrevista com os irmãos José e Affonso pode parecer apenas mais uma história, igual a milhares de outras. Mas não é. Cada um de nós tem uma digital única. E, assim, também é a felicidade. Ela pode até parecer ser feita dos mesmos ingredientes para todos. Porém, cada bolo tem a sua receita. Cada um de nós tem uma história diferente, com seus momentos felizes.
Assista à entrevista clicando no vídeo acima.
Vídeo e fotos: Portal Terceira Idade
Ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto
Wikipédia > Felicidade
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico
Evolução histórica das reflexões sobre a felicidade
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)