O leite e seus derivados são importantes para a nutrição humana. É um alimento rico em cálcio, indispensável para os ossos, além de proteínas, aminoácidos, gorduras essenciais e vitaminas. Contém ainda diversos outros compostos com papel importante para as funções que ocorrem no organismo. Confira os seis motivos para incluí-lo na sua alimentação.
1) É um alimento completo
O leite é um alimento bastante completo, já que fornece carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Isto significa que possui boas quantidades de nutrientes que devemos consumir todos os dias. Veja o que contém um copo de leite:
- Bastante cálcio
- Magnésio
- Proteínas
- Um pouco de carboidrato
- Energia
- Gorduras
- Fósforo
- Potássio
- Vitamina A
- Zinco
- Vitamina B1 e B2
2) Evita o envelhecimento precoce do corpo
O leite possui capacidade antioxidante, que é justamente a propriedade de neutralizar substâncias que envelhecem nossas células. Existem diversos compostos, vitaminas e minerais que têm este poder e, no leite, pode-se encontrar uma alta quantia destes protetores. São eles:
- Cisteína, que é um aminoácido
- Vitamina A
- Vitamina E
- Carotenoides
- Selênio e zinco – minerais essenciais
- Enzimas antioxidantes: superoxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase
A confecção de iogurte e queijo produz certas substâncias que também têm atividade antioxidante, sendo ainda maior este benefício neste tipo de laticínio.
3) Hidrata o corpo
Esta bebida é uma ótima forma de hidratar o corpo, repondo água e sais minerais após o exercício. O leite pode ser considerado um repositor hidroeletrolítico, que é o caso dos isotônicos muito consumidos após atividades intensas.
Alguns pesquisadores consideram o leite desnatado um ótimo pós-treino, até melhor do que as bebidas esportivas, por ser mais denso. Por isso, é útil na hidratação e recuperação de atletas de resistência, como corredores e maratonistas, ou quem treina pesado.
4) Ajuda na manutenção e ganho de massa magra
Outro benefício do leite, que atrai os esportistas, são as proteínas lácteas. Elas oferecem suporte para o ganho de massa muscular. As proteínas do leite têm propriedades anabólicas, ou seja, promovem o crescimento.
A leucina é um aminoácido encontrado nas proteínas do leite, sendo o grande responsável por este aumento muscular. Um estudo publicado na Revista da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva mostra que quando o consumo de leite após o exercício é combinado com treinamento específico, com o mínimo de 12 semanas, houve maiores aumentos na hipertrofia muscular e ganho de massa magra.
Quem não faz exercício físico também tem motivos para tomar leite e pode aproveitar destes benefícios. Pesquisas mostram que as proteínas do leite são úteis para quem fez cirurgias, como a bariátrica, prevenindo a perda de músculos. Também pode ser útil para evitar a diminuição de massa magra, que acontece naturalmente com o passar dos anos.
5) Oferece um sono tranquilo
Quem nunca ouviu que tomar um copo de leite antes de dormir faz bem? Um estudo japonês mostra que uma dieta equilibrada, que inclui leite e derivados, é eficaz na melhoria da qualidade do sono. Portanto, não é preciso consumi-lo antes de dormir obrigatoriamente, o importante é consumir regularmente para obter seus benefícios.
6) Ajuda no sistema imunológico
Por ser uma boa fonte de proteínas, o leite desempenha papel importante no organismo, inclusive no sistema imunológico. Algumas proteínas específicas do leite podem auxiliar na imunidade, como a lactoferrina.
A capacidade antioxidante e anti-inflamatórias do leite são outros fatores que contribuem para os benefícios no sistema imune.
O leite oferece vários motivos para incluí-lo na sua alimentação diária. É um jeito prático, fácil, versátil e gostoso de obter os nutrientes que o corpo precisa.
Fonte: Piracanjuba
Fotos: Image by Freepik; Image by bublikhaus on Freepik
Mais sobre o assunto
Piracanjuba > Nutrição
Qual o leite mais saudável para você?
Nos tempos das nossas avós, a única opção era o leite na garrafinha. Hoje em dia, temos muitas variedades no mercado
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)