A grande maioria das pessoas que usam dentaduras ou que possuem muitas ausências dentárias são da terceira idade. Pesquisas mostram que a eficiência mastigatória é reduzida em no mínimo 70% quando comparada a de pessoas que utilizam próteses fixas sobre implantes dentários na mesma faixa etária.
A consequência principal do uso de uma dentadura ou da ausência de dentes é a falta de trituração adequada dos alimentos ocasionando problemas sérios no trato digestivo e na absorção de nutrientes.
Um centro de estudos odontológicos, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, realiza já há alguns anos um trabalho social com a terceira idade na área da Implantodontia.
O Frezato, centro de ensino especialmente projetado para cursos de atualização em odontologia, disponibiliza atendimento realizado por professores de pós-graduação, onde os pacientes recebem um tratamento de excelente qualidade a um custo reduzido em função do caráter demonstrativo.
Uma das atividades do centro de estudos, que traz cirurgiões-dentistas de todo o Brasil para aprenderem técnicas avançadas na implantodontia, são as cirurgias demonstrativas de implante realizadas pelos professores e que são visualizadas pelos alunos por meio de transmissão simultânea de áudio e vídeo.
“Tivemos o cuidado de criar uma sala especialmente preparada para procedimentos de implantes onde o objetivo principal é a monitoração adequada das funções vitais do paciente, evitando riscos de intercorrências, além da presença de médicos anestesistas e controle adequado de biossegurança para evitar contaminações”, afirma o Prof. Dr. Fabio Dantas (foto), coordenador científico do instituto.
Em vista do trabalho social do centro de estudos Frezato, o professor Fabio Dantas oferece aos internautas do Portal a oportunidade de tratamentos particulares com desconto e parcelamento específicos, bastando, para isso, mencionar que viram a notícia no Portal.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)