neste verão tão quente, nada mais refrescante do que ir à praia. No entanto, devemos tomar alguns cuidados com a alimentação quando estamos sob temperaturas muito altas. Abaixo, seguem alguns conselhos para não voltar das nossas férias com dor de barriga.
Evite maionese
A maionese é facilmente perecível (mesmo as industrializadas), já que é feita de óleo e ovo. Só consuma alimentos com maionese se eles forem preparados na hora e você tiver certeza de que o ingrediente foi mantido sob refrigeração adequada.
Quando consumir sanduíches naturais, prefira os de atum
O atum industrializado já vem pronto para preparar sanduíche e costuma ter um baixo índice de contaminação, por isso é melhor descartar o frango desfiado produzido artesanalmente, que costuma ter mais bactérias. Atente também para a maionese.
Beba muita água de coco e sucos naturais
Ao contrário do mate, dos refrigerantes e das bebidas alcoólicas, que não matam a sede, a água de coco ajuda a manter a hidratação do corpo porque repõe minerais perdidos com o suor; sucos têm menos sais minerais, mas ajudam na hidratação.
Bebida alcoólica, só com moderação
Na praia, a bebida alcoólica é duplamente arriscada. Primeiro porque é altamente calórica e desidratante. Segundo porque, no calor, as pessoas costumam perder a noção do quanto já beberam e acabam ficando embriagadas mais rápido (embriaguez é a principal causa de afogamentos).
Boas opções: picolés de fruta e biscoito de polvilho
Com baixo valor calórico (em torno de 100 calorias), tanto os picolés de fruta sem leite como os pacotes de biscoito de polvilho são boas opções para quem quer manter a linha.
Prefira os alimentos industrializados aos artesanais
Os produtos industrializados estão sujeitos a normas rígidas de higiene durante a fabricação; estes alimentos costumam ser mais seguros do que os feitos de forma caseira, quando não se tem certeza da procedência.
No quiosque, observe a limpeza do local e dos funcionários
Funcionários com unhas curtas, cabelos presos e roupas limpas são um sinal de que existe uma preocupação com a higiene naquele local.
Se a bebida levar gelo, verifique se ele já vem em cubos
Os gelos em barra (utilizados para gelar cerveja) geralmente não são feitos com água filtrada e o processo de congelamento não elimina as bactérias.
Fotos/ilustrações: divulgação
Nutricionista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Técnica em Nutrição e Dietética pelo Centro Paula Souza (clique aqui para falar com a colunista)