as necessidades calóricas diminuem gradativamente com o passar dos anos. Uma pessoa aos 30 anos que pratique atividades físicas leves precisa, em média, de 2.800 calorias diárias. Aos 50, mantendo os mesmos exercícios, precisará de cerca de 2.400 calorias.
Aí está a necessidade de diminuir a ingestão de calorias. Os especialistas aconselham a dividir o consumo diário de alimentos entre seis e oito refeições. Normalmente, três maiores no café da manhã, almoço e jantar e, nas refeições restantes, pequenos lanches.
Recomenda-se, preferencialmente, consumir alimentos de menor densidade energética e grande teor de nutrientes, como frutas, verduras e leguminosas. Embora a quantidade de calorias diminua, as necessidades de vitaminas e minerais continuam iguais.
Alguns alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades, todos os dias para prevenir a formação de radicais livres, tais como: mamão e cenoura, que são alimentos ricos em β-caroteno; brócolis, salsa e cebolinha, por apresentarem grande quantidades de flavonóides; laranja, tangerina, morango e abóbora, por serem ricas em vitamina C; chá verde, uva, morango e maçã, por serem boas fontes de flavonóides.
O consumo de aminoácidos também é necessário para formar massa muscular, que são obtidos, principalmente, em alimentos protéicos, como carne, ovos, leite e leguminosas. Mas, como o organismo não armazena aminoácidos (que, em excesso, são transformados em gorduras), o consumo máximo de proteínas deve ser adequado ao gasto de energia.
Exemplo disso é uma pessoa que pratiqa atividade física intensa pode consumir diariamente até 1,2g de proteína por quilo de peso corporal. Se a atividade for moderada, o consumo fica entre 0,8g e 1g por quilo de peso.
Devemos sempre nos orientar sobre a alimentação a ser seguida, pois estaremos contribuindo para melhorar a nossa sua saúde e prevenindo doenças. Faça uso de alimentos ricos em antioxidantes, mas também diminua os fatores de risco para a formação dos radicais livres.
Ilustração: Divulgação
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)