O cinema contemporâneo tem, notadamente, aberto espaço para produções cuja a temática envolva a terceira idade. ‘E se Vivêssemos Todos Juntos?’ é uma destas produções.
Dirigida por Stéphane Robelin, esta comédia dramática conta no elenco com as atuações de Jane Fonda, vencedora do Oscar de melhor atriz por ‘Amargo Regresso’, em 1978, e Geraldine Chaplin, filha de Charlie Chaplin.
“República” autogerida
Na trama, a ideia quase utópica de todos os amigos morarem sobre o mesmo teto se concretiza após uma série de situações, que incluem o diagnóstico médico pessimista de Jeanne (Jane Fonda) e o consequente receio de quem cuidará de seu marido debilitado por inúmeros lapsos de memória e a visita a um asilo, no qual o grupo de amigos encontra o fotógrafo Claude, preso a uma cama após um infarto.
Dirk, estudante de antropologia inicialmente contratado como passeador de cães, passa a estudar os hábitos dessa “república” autogerida, ao mesmo tempo em que auxilia os idosos, seja em compras pela internet e de remédios, seja nas longas conversas com Jeanne.
Xadrez dramático
Tematicamente, a obra contrapõe as limitações do corpo, a perda de autonomia, a proximidade da morte e uma posição sempre distanciada dos filhos, aos ecos das trajetórias de vida dos protagonistas no presente, a sexualidade e, essencialmente, ao prazer de se viver.
‘E se Vivêssemos Todos Juntos?’ não trata a velhice como ponto finito, mas como um continuo processo de construção.
Para ver e rever!
Vídeo/Fotos: Imovision / divulgação
Serviço
“E se Vivêssemos Todos Juntos?” França/Alemanha, 2011, 96 min, Cor
Título original: “Et si on vivait tous ensemble?”
Gênero: Comédia/Drama
Direção e Roteiro: Stéphane Robelin
Com: Jane Fonda, Geraldine Chaplin, Guy Bedos, Daniel Brühl, Claude Rich, Pierre Richard, entre outros
Distribuição: Imovision Tag
Classificação etária: Livre
Mais sobre o assunto na internet
Estadão > Cultura Cinema > Notícias
Jane Fonda, 76, revela o que aprendeu com cada cineasta
Atriz ganhadora de 2 Oscar tem mais de 50 anos de carreira no cinema
UOL > Entretenimento > Cinema > Notícias
Carlitos representava a resistência à autoridade, diz filha de Chaplin
Geraldine Chaplin mostra que jovialidade e bom humor não têm idade. Aos 70 anos, a atriz, dona de uma mente perspicaz e inteligente, tem disposição de adolescente
Psicólogo, Cinéfilo, participa de ONGs em defesa dos animais (clique aqui para falar com o colunista)