A atividade física regular, em todas as idades, tem grande influência na prevenção de doenças, na manutenção da saúde e até na sua recuperação. Manter o corpo e a mente saudáveis é ter a certeza de um envelhecimento mais tranquilo.
Para falar sobre a importância da atividade física na terceira idade, o Portal entrevistou a especialista em terceira idade e coordenadora do Programa Bio Máster, Julia Michelin, da rede de academias Bio Ritmo, de São Paulo, que contou, também, como a ‘moçada’ da 3ª idade faz novas amizades durante as atividades na academia.
Portal Terceira Idade: Quais são os exercícios ideais para ao males mais comuns na 3ª idade, como, por exemplo, dores na coluna, artrose, problemas de circulação, postura e respiração?
Julia Michelin: O ideal é que o indivíduo faça a atividade completa: musculação para o fortalecimento dos músculos, das articulações e ossos, prevenindo doenças como a osteopenia e osteoporose, exercícios aeróbios, que trabalham o sistema cardiovascular, mantendo o coração e a pressão arterial em boa forma, e exercícios de alongamento, para a prevenção de lesões, alívio de tensões e mobilidade articular.
Exercícios abdominais, paravertebrais (músculos que sustentam a coluna) e alongamentos são indicados para dores na coluna.
Para artrose, o melhor é fazer musculação bem orientada e alongamentos.
Para quem tem problemas de circulação, recomendo exercícios aeróbios, como caminhada, bicicleta e dança.
A postura pode ser melhorada fazendo-se musculação bem orientada, pilates, ginástica postural, yoga e alongamentos.
Já para a respiração, o melhor são atividades aeróbias, pilates e yoga.
Portal: E para ativar a mente, que tipos de exercícios você recomenda?
Julia: Fazer atividades que desafiem a mente, como dança coreografada, exercícios de coordenação motora e equilíbrio.
Portal: As turmas da 3ª idade fazem muitas amizades durante as atividades? A combinação de exercícios mais amizade em grupo ajuda a prevenir futuros males?
Julia: A combinação de exercícios com sociabilização é excelente porque, além de trabalhar todo o corpo, prevenindo doenças, aumenta a auto-estima, desenvolve a autonomia, deixa a mente ativa e ajuda a manter o sorriso no rosto.
Há oito anos, a Bio Ritmo realiza o Bio Master, um programa específico para a terceira idade que valoriza não só as questões físicas, como também proporciona experiências positivas de amizade e solidariedade. Hoje, mais de 400 idosos participam do programa.
Fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia do Instituto de Ortopedia e Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo (CREFITO: 3 15382) (clique aqui para falar com o colunista)