afruta recebe vários nomes pelo Brasil afora: mexerica, tangerina, bergamota, vergamota, laranja-cravo, laranja-mimosa, laranja-mandarim, tangerina-carioca e tangerina-mineira são alguns deles, dependendo de cada região.
A lista de benefícios também é longa. A mexerica contém poucas calorias e é rica em vitamina C, que auxilia na prevenção de gripes e resfriados, e uma boa quantidade de vitamina A, indispensável á saúde da visão e da pele.
Contém, ainda, cálcio, que fortalece os ossos, potássio, que regula os batimentos cardíacos e pectina, fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol do sangue. A pectina, presente no bagaço, facilita também a função intestinal.
Na hora de comprar, para saber se a mexerica é de boa qualidade. Deve-se pressionar levemente a fruta com os dedos. Se ela estiver firme, está em bom estado, se a casca é fina e frouxa ou tem aparência opaca, não está boa para consumo.
E, para estimular o consumo, nada como uma receita de doce com a fruta.
Frozen Iogurte de Mexerica
Ingredientes:
½ litro de suco de mexerica
1 envelope de gelatina sem sabor e incolor
2 xícaras (chá) de iogurte natural desnatado
5 colheres (sopa) de açúcar
Casca de mexerica em tiras finas para decorar
Modo de fazer:
Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem e, em uma tigela, misture-a com o suco de mexerica, o iogurte e o açúcar.
Bata o líquido com um batedor natural até que fique homogêneo.
Cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador por duas horas, ou até que as bordas cristalizem.
Bata a mistura na batedeira até ficar firme e cremosa.
Distribua em taças e decore com as tiras da fruta.
Bom apetite!
Foto meramente ilustrativa: divulgação
Nutricionista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Técnica em Nutrição e Dietética pelo Centro Paula Souza (clique aqui para falar com a colunista)