ofinal do ano chegou e, como sempre, nas festas de Natal e Ano Novo, embaladas pela reunião da família e pela quantidade de gostosuras dispostas à mesa, as pessoas comem em excesso e bebem demais. E a consequência são os “quilinhos” a mais, ou até mesmo uma sensação de mal estar devido à quantidade de gordura das preparações.
Por isso, mesmo quem não tem facilidade para ganhar peso precisa tomar alguns cuidados para manter uma alimentação saudável e de qualidade, independente de ceiar em casa ou com os amigos.
Não há nada de errado em festejar, desde que com atitudes mais saudáveis. A começar pelos horários das refeições, que devem ser mantidos. Muitas pessoas têm a ilusão de que, pulando as refeições, poderão compensar o excesso de alimento na ceia.
Aí que se enganam. De estômago vazio, o apetite será muito maior, por isso, o ideal é fazer uma refeição leve um pouco antes da ceia, mesmo estando sem fome. Consuma alimentos de baixa caloria, como uma fruta, carnes brancas ou pão integral.
Quando estiver diante dos pratos suculentos de Natal, comece a se servir após decidir realmente o que lhe agrada mais na mesa. Dê preferência aos alimentos menos gordurosos e, só então, coloque-os no prato. Não é necessário experimentar todos os pratos. Uma dica é começar a refeição pelas saladas, ricas em fibras que ajudam a saciar a fome.
Quem está fazendo regime deve optar por saladas de folhas com molho de iogurte ou vinagrete, carnes brancas – como chester ou peru – e frutas, e moderar nas castanhas e nozes, que são fontes de proteínas, mas muito calóricas.
Um cuidado maior deve ser tomado com o consumo exagerado de bebida alcoólica. Além de estimular o apetite, o álcool pode causar desidratação, por isso intercale o álcool com sucos e água.
Outra dica é trocar a sobremesa por frutas. É difícil resistir à tentação quando aquelas sobremesas maravilhosas são servidas, mas, para conseguir manter a forma, é melhor manter o controle e substituí-las.
E, para quem irá preparar a ceia, o ideal é ficar atento na escolha do que irá servir e lembrar sempre de que, quanto mais colorida, mais nutritiva e gostosa será a refeição.
Um excelente final de ano a todos, Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Fotos/ilustrações: divulgação
Nutricionista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Técnica em Nutrição e Dietética pelo Centro Paula Souza (clique aqui para falar com a colunista)