asoja, cultivada originalmente na Ásia, é um produto milenar, e o Brasil é o segundo maior produtor de soja, com cerca de 32 milhões de toneladas por ano, segundo dados do Ministério da Agricultura. Mas só 2% da produção é consumida internamente, o restante é exportado principalmente para países da América do Norte e Europa.
O que faz a soja estar tão em evidência atualmente? É que são muitos os benefícios que ela traz ao consumi-la.
Pesquisas têm demonstrado que os povos que consomem grande quantidade de soja desde a infância, apresentam menos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, osteoporose, sintomas da menopausa e baixa incidência do câncer do cólon, mama e próstata.
A soja pode ser consumida em todas as idades, lembrando que as crianças são bastante beneficiadas em consumi-la, pois a soja é rica em proteínas que estimulam o crescimento. As gestantes também devem consumir a soja, pois, além de todos os benefícios já mencionados, ela é rica em minerais como cálcio e ferro, importantes em maior quantidade nesta fase.
Existe o mito sobre o gosto da soja, que algumas pessoas não acham agradável. Como amenizar este gosto? Pode-se misturar a soja com outros alimentos.
Damos algumas dicas: o leite de soja pode ser misturado com frutas e mel, o queijo de soja (tofu) pode ser misturado com azeitona preta e cebolinha, pimenta vermelha, shoyo, etc…, a farinha de soja pode ser usada em bolos, pães e biscoitos, o molho de shoyo é utilizado em vários pratos dando sabor ás saladas, sushis, etc, os grãos ficam muito bons como salada, ou substituindo o feijão.
Há também a PVT, que é a soja desidratada, imitando a carne, que pode ser feita da mesma forma que a carne moída. A soja pode ser consumida também em cápsulas ou comprimidos.
Enfim, os benefícios da soja são muitos, mas devemos lembrar que um único alimento não é capaz de prevenir sozinho o aparecimento de doenças. O consumo de soja, aliado a uma dieta saudável e outros hábitos, como a prática de atividades físicas, é importante para a manutenção da saúde.
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)