uma escola de educação física em Cruzeiro, no interior de São Paulo, ministra aulas de hidroterapia para um grupo de cinquenta idosos desde março deste ano. Mesmo nos meses de frio, quando não é utilizada a piscina porque ela não é aquecida, realizam-se trabalhos de alongamento e caminhadas.
A escola atende, através de indicação dos médicos, pessoas com problemas de artrite, artrose, problemas cardiovasculares, pressão alta, obesidade,depressão, falta do sono, entre outros. A intensidade com que as atividades são ministradas varia de acordo com o esforço adequado para cada aluno.
Dona Josefa, por exemplo, a “menina” mais nova, tem 75 anos e, quando começou, não conseguia flexionar o tronco para frente. Hoje ela faz os exercícios com flexibilidade e agilidade e sempre está sorrindo.
É muito gratificante ver a evolução de cada um deles e ouvir que deixaram de tomar medicamentos para dor, calmantes, antiinflamatórios e pressão alta e, hoje, caminham sem sentir cansaço ou dores.
Destaca-se, também, a interação que naturalmente acontece durante as aulas. Muitos deles só precisam de um pouco de atenção e outros precisam de orientação para um melhor questionamento junto aos seus médicos para que possam melhorar suas atividades.
Vale a pena repetir sempre: mente sã, corpo são. Se você não iniciou nenhuma atividade física, procure primeiro seu médico e depois, sob orientação de um profissional de educação física, inicie seus exercícios físicos o mais breve possível, pois hoje já existem entidades que estão realizando este trabalho. Caso não você não conheça nenhuma entidade, procure o Conselho Municipal do Idoso de sua cidade e eles saberão orientá-lo(a) onde praticar atividades físicas.
Pratique atividade física. Você não vai mais querer parar!
Fotos: divulgação
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)