apartir dos 25 anos de idade, aproximadamente, nosso organismo começa a se deteriorar, perdendo massa muscular e nosso peso aumenta, em média, 4% a cada década. Além disso, perdemos massa óssea, o que dificulta, com o passar dos anos, algumas atividades naturais do dia-a-dia, como subir uma escada, por exemplo.
Bons hábitos de alimentação aliados à atividade física são o caminho certo para manter o corpo com uma boa saúde.
Toda atividade física deve ser planejada para melhorar a saúde do coração e a resistência e, também, a flexibilidade dos músculos e articulações. As pessoas que não praticam atividades físicas, ao iniciá-las, precisam se adaptar, fazendo exercícios leves por até dois meses.
Para as pessoas que, além da beleza, querem manter-se saudáveis, é necessário um esforço a mais, porque, afinal de contas, ainda não se descobriu a eterna juventude e envelhecemos a cada minuto que passa. O ideal é incluir exercícios de força, como os de musculação, de flexibilidade e aeróbicos para melhorar o estado geral do organismo.
Para as articulações, faça alongamentos, sobretudo para os músculos posteriores da coxa e para os da região lombar, do peito, dos ombros e do pescoço. Fique de 15 a 30 segundos em cada posição, realizando três repetições de cada exercício.
Cada grupo de músculos (peito, costas, ombros, braços, abdômen, quadril, pernas e região lombar) deve ser estimulado duas vezes por semana, em exercícios de 10 a 12 repetições, com carga que ofereça resistência, pois melhora a capacidade muscular.
Para uma melhoria na capacidade cardiorrespiratória, é recomendável fazer exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação) no mínimo quatro vezes por semana, de 30 a 60 minutos por dia.
Mas só a atividade física não basta para tentar frear os efeitos do envelhecimento sobre o organismo. Uma alimentação adeqüada, além de levar a vida com bom-humor e evitar o estresse, também ajudam na busca e manutenção da saúde e juventude.
Um bom exemplo é o ator Nuno Leal Maia (fotomontagem acima) que, com 60 anos de idade, exibe boa forma física e mostra energia para as longas sessões de gravação. Para isso, recorre à natação e à ioga, que pratica há mais de 25 anos.
“Os exercícios são importantes na rotina do homem desde que você sinta falta deles. Depois de um dia cansativo, acho melhor optar por uma aula de ioga, por exemplo, que traz relaxamento. Se o trabalho foi mais intelectual, penso que é preciso fazer exercícios mais intensos, para manter corpo e mente equilibrados”, enfatiza Nuno.
Fotomontagem/Ilustração: Globo.com/Divulgação
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)