sábado, 1 abril 2023
Destaques
“Férias lembram muito a nossa infância…”
“Internet com Responsa +60” mostra como se proteger...
Um bom sono e uma boa alimentação andam...
Receita de Ovos de Páscoa Trufados
Os vários olhares sobre o envelhecimento
Musculação depois dos 60?
Cuide bem da sua imunidade: seu corpo agradece!
“Carregar uma mochila para a escola sempre foi...
Sua atitude em relação ao envelhecimento pode adicionar...
Para chegar aos 100 anos, estilo de vida...
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Parcerias
Portal Terceira Idade
banner Piracanjuba 01 20220705banner pague menos nov 2022
Portal Terceira Idade
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
    • Arte e Cultura
      • Cinema
    • Beleza e Comportamento
    • Saúde e Bem-Estar
      • Alzheimer
      • Atividade Física
      • Audição
        • Espaço da Audição
      • Nutrição
        • Piracanjuba – Gostamos de fazer bem o que te faz bem!
      • Odontologia
      • Acupuntura
      • Fisioterapia
      • Gerontologia
      • Ginecologia
      • Hipertensão
      • Longevidade
      • Oftalmologia
      • Psicologia e Psiquiatria
      • Pague Menos – Saúde e Bem-Estar 50+
    • Direitos na 3ª Idade
    • Turismo
      • CVC Viagens
    • Sexualidade na 3ª Idade
    • Cidadania
      • Responsabilidade Social
    • Opinião
    • Ciência e Tecnologia
      • Internet e Informática
    • Economia
    • Educação
    • Meio Ambiente
    • Reflexão
      • Vale a pena ver de novo…
      • Minuto de reflexão
      • Vídeo Arte
      • Você já riu hoje?
    • “Sem medo de envelhecer” Galeria
    • Todas as categorias
  • Agenda Cultural
    • Cursos e Atividades
    • Shows e Eventos
  • Colunistas
  • Contato
  • Fale com Advogados
  • Parceiros
  • Sobre Nós
foto colunas

este mês comemora-se, no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. E, numa data tão importante para lembrar a luta contra o diabetes, vale a pena destacar a importância de exercícios para os diabéticos.

Mas, antes de falarmos de exercícios para diabéticos, vamos entender um pouco sobre o que é diabetes e a importância desse dia.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Para que possamos falar da importância dos exercícios para diabéticos precisamos entender o que é diabetes. Quando nos alimentamos, a glicose é absorvida no intestino, entra na corrente sanguínea e, com a ajuda da insulina, penetra nas células para produzir energia e assim garantir o funcionamento do organismo.

O hormônio insulina é produzido pelo pâncreas. A deficiência total ou parcial da produção de insulina faz com que a glicose não seja aproveitada adequadamente pelas células, provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, considera-se uma taxa normal de 70 a 110 mg/dl.

Os tipos de diabetes mais conhecidos são os do tipo 1, quando ocorre destruição das células do pâncreas que produzem insulina. É o chamado diabetes insulino-dependente. E o diabetes do tipo 2, quando o pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a insulina produzida não é bem usada pelo organismo.

Os fatores de risco para diabetes são: idade acima de 45 anos, história familiar de diabetes, doença cardiovascular, hipertensão, obesidade microalbuminúria (presença de proteína na urina) níveis de colesterol HDL 35mg/dl ou triglicerídeos 250mg/dl, portadores de glicemia de jejum alterada (entre 110 e 126mg/dl), mulheres com ovários policísticos, que apresentaram diabetes na gravidez ou que tenham tido filhos com peso acima de 4 kg ao nascimento, e uso de drogas que podem elevar a glicemia (corticosteróides, diuréticos tiazídicos, betabloqueadores).

A atividade física é de fundamental importância e deve estar integrada na vida do paciente diabético devido aos benefícios do exercício à ação da insulina. Esta contribui para a redução da glicemia e da necessidade de insulina no diabético tipo 1 e medicamentos no tipo 2, pois melhora a captação de glicose pelas células.

Além do benefício específico para a diabetes, a atividade física, principalmente a aeróbica, ainda contribui para a melhora da circulação sanguínea, o que no diabético é por vezes prejudicado. Contribui também no controle da pressão arterial e das dislipidemias, redução do risco de doença cardiovascular asterosclerótica, redução e controle do estresse, melhora da auto-estima e da qualidade de vida.

Para iniciar o programa de exercícios, é necessário fazer um exame que relate a condição dos níveis sangüíneos de glicose, e que o seu médico ateste a prática. Alguns pacientes podem ter necessidade de se alimentar antes da atividade física, o que deve ser realizado sob orientação do médico ou da nutricionista.

Não se deve praticar exercícios logo após a aplicação de insulina. É aconselhável iniciar a atividade até pelo menos uma hora após ter tomado insulina. E, se o indivíduo for realizar exercícios físicos mais rigorosos, a aplicação da insulina deve ser feita no abdômen, pois a atividade física pode influenciar na velocidade de absorção da insulina.

É importante tomar cuidado com os exercícios que possam contribuir para que o sobrepeso do indivíduo comprima os vasos e comprometa a circulação sangüínea. Ao exercitar-se no calor, recomenda-se molhar as partes do corpo com água gelada a intervalos regulares. No frio, convém escolher roupas que permitam um isolamento adeqüado do frio, evitando tecidos que não permitam a evaporação do suor.

Os diabéticos bem controlados devem tomar cuidado com a probabilidade de ocorrência de uma hipoglicemia (queda da glicose) que pode ocorrer antes, durante, logo após ou no decorrer das 24 horas seguintes ao término da atividade física, pois o nível de glicose continuará a cair.

Por isso, fique alerta. Se você é diabético, com certeza será muito bom para a sua saúde fazer exercícios. Mas, como você leu acima, tome todos esses cuidados antes de fazê-los!

E, se você não é diabético, a recomendação é a mesma. Fazer exercícios nunca trará contra-indicações. Exercitar-se sempre vale a pena!

Foto/Ilustração: Divulgação

Sobre o Autor

Jo Tozzatti

Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)

See author's posts

60+esporteidoso
0 Comentário
0
FacebookTwitterEmail

Deixe um comentário Cancelar resposta

Salve meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

artigo anterior
Radicais livres, os vilões do envelhecimento precoce
próximo artigo
Tudo sobre os Jogos Panamericanos – Parte 5

Você também pode gostar de ler

“Férias lembram muito a nossa infância…”

Os vários olhares sobre o envelhecimento

Musculação depois dos 60?

Sua atitude em relação ao envelhecimento pode adicionar...

Alimentos com colágeno podem aliviar dores das articulações

Recupere sua energia praticando atividades físicas

Autocuidado é a atenção dedicada a você mesmo

5 dicas para tornar suas refeições nutritivas com...

Osteoporose atinge mais o público feminino após a...

Atividade física e qualidade de vida andam juntas

Facebook
  • Artigos (1.152)
    • Arte e Cultura (254)
      • Livros (4)
      • Poesia (1)
    • Beleza e Comportamento (24)
    • Cidadania (143)
    • Ciência e Tecnologia (24)
    • Cinema (38)
    • Direitos na 3ª Idade (69)
    • Economia (24)
      • Empreendedorismo 60+ (1)
    • Educação (15)
    • Entrevistas (44)
    • Internet e Informática (22)
    • Meio Ambiente (44)
    • Reflexão (44)
    • Responsabilidade Social (15)
    • Saúde e Bem-Estar (548)
      • Acupuntura (18)
      • Alimentação (136)
      • Alzheimer (40)
      • Atividade Física (116)
      • Audição (19)
      • Dança (4)
      • Fisioterapia (20)
      • Geriatria (31)
        • Cuidador de idosos (1)
      • Gerontologia (34)
      • Ginecologia (1)
      • Hipertensão (12)
      • Longevidade (70)
      • Nutrição (69)
        • Nutren Senior Saúde 50+ Artigos (11)
        • Piracanjuba – Gostamos de fazer bem o que te faz bem! (28)
        • Receitas (34)
      • Odontologia (21)
      • Oftalmologia (5)
      • Osteoporose (6)
      • Pague Menos – Saúde e Bem-Estar 50+ (16)
      • Psicologia e Psiquiatria (43)
      • Sono (3)
    • Sexualidade na 3ª Idade (20)
    • Viagens e Lazer (20)
      • CVC Viagens (11)
  • Notícias (912)
  • Opinião (290)
  • Um minuto (40)
    • Minuto de reflexão (11)
    • Vale a pena ver de novo… (17)
    • Vídeo Arte (5)
    • Você já riu hoje? (8)
  • Uncategorized (65)
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
Footer Logo
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Parcerias


Portal Terceira Idade
®, lançado em 11/01/2006, é uma realização da

Associação Cultural Cidadão Brasil®,
organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1984

Criação, Desenvolvimento, Web Design e TI

Auika - Web & Graphic Design

Programação
Rodrigo Ferraz Souza
Gênio precoce, sem o qual esta nova versão do site não seria possível

Cidadão Brasil
, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, Idoso Eu Respeito e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil®

2006-2023 ©Todos os direitos reservados

“Se nossos sonhos não fossem maiores que a nossa realidade, ainda estaríamos morando em cavernas”
(Marcelo Gleiser, físico e astrônomo)


De volta ao topo
Portal Terceira Idade
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
    • Arte e Cultura
      • Cinema
    • Beleza e Comportamento
    • Saúde e Bem-Estar
      • Alzheimer
      • Atividade Física
      • Audição
        • Espaço da Audição
      • Nutrição
        • Piracanjuba – Gostamos de fazer bem o que te faz bem!
      • Odontologia
      • Acupuntura
      • Fisioterapia
      • Gerontologia
      • Ginecologia
      • Hipertensão
      • Longevidade
      • Oftalmologia
      • Psicologia e Psiquiatria
      • Pague Menos – Saúde e Bem-Estar 50+
    • Direitos na 3ª Idade
    • Turismo
      • CVC Viagens
    • Sexualidade na 3ª Idade
    • Cidadania
      • Responsabilidade Social
    • Opinião
    • Ciência e Tecnologia
      • Internet e Informática
    • Economia
    • Educação
    • Meio Ambiente
    • Reflexão
      • Vale a pena ver de novo…
      • Minuto de reflexão
      • Vídeo Arte
      • Você já riu hoje?
    • “Sem medo de envelhecer” Galeria
    • Todas as categorias
  • Agenda Cultural
    • Cursos e Atividades
    • Shows e Eventos
  • Colunistas
  • Contato
  • Fale com Advogados
  • Parceiros
  • Sobre Nós