“Estudar, amar… e fazer o bem… simples assim…” A frase é de Kurt Lenhard, consultor, escritor e autor do livro “A Corrida pela Paz”, que faleceu em 2020, aos 99 anos, bem próximo de se tornar centenário.
Um ano antes, o Portal Terceira Idade realizou uma entrevista com Kurt, onde ele conta como levou a vida e o que fez para se manter ativo, saudável e feliz.
Trabalhar aos 98…
Aos 98, ele ainda tinha desejo de trabalhar. Perguntei-lhe se a dificuldade de encontrar emprego era por causa de sua idade. “Isso influencia… a idade assusta um pouco…” explicou, sorrindo, Kurt.
“A vida não acaba aos 60”
“As pessoas podem se aposentar, mas a vida, definitivamente, não acaba aos 60 anos, se recolhendo em sua casa, e não acompanhando mais o mundo. Depois dos 60, ainda ‘dá para fazer um exercício na barra’”, comentou. “Com 90, a gente percebe que está mais lento…”, completou.
“Se você não se levar a sério demais, as coisas ficam bem mais fáceis…”, aconselhou Kurt.
Se manter bem, em qualquer idade, depende muito da sua genética e do seu estado físico, mas, principalmente, da sua mente.
Vídeo e fotos: Portal Terceira Idade
Entrevista realizada em 31/03/2019
Mais sobre o assunto na internet
Terra > Saúde > Bem-Estar > Artigos
Pesquisa tenta desvendar segredo da longevidade no Japão
O Japão tem a maior média de expectativa de vida do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU), e o segredo não é somente a alimentação, como se pensava
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)