Conforme os anos passam, o corpo sente os efeitos de um organismo mais cansado para fazer as mesmas atividades de quando se é mais jovem. Mas sintomas como esse podem ser diminuídos com exercícios, pois, praticar esportes traz um envelhecimento com qualidade de vida, além de evitar riscos à saúde.
É normal ter mais energia e vitalidade quando se é jovem, enquanto, quando se ganha idade, esse vigor tende a cair. Mudanças hormonais e perda de massa muscular são algumas consequências naturais do envelhecimento. Contudo, é possível manter o corpo e a mente sadios após os 60 anos com a prática constante de atividades físicas.
Neste artigo, apresentamos uma série de 8 exercícios para pessoas com mais de 60 anos que irão manter a saúde em dia e a mente plena, garantindo qualidade de vida e bem-estar. Confira.
Prevenindo os contratempos que surgem nessa fase da vida
Conforme o corpo envelhece, ele tende a ficar deficitário em alguns aspectos. Os mais expressivos são a perda de força muscular, a energia para realizar as mesmas atividades do dia a dia e se recuperar depois de esforços físicos.
Entretanto, um dos riscos da terceira idade é que algumas doenças silenciosas e que trazem o agravo rápido da saúde podem se instalar com mais facilidade. Entre elas, o Mal de Parkinson, o Alzheimer e a Sarcopenia – a perda bruta de massa muscular.
Nesse sentido, praticar exercícios na terceira idade é uma forma sábia para se prevenir dos contratempos que surgem com maior frequência nessa fase da vida.
Confira estes 8 exercícios e pratique:
1. Treinos funcionais
Os exercícios funcionais fazem a respiração, resistência, força e, principalmente, o equilíbrio corporal, se manterem estáveis durante a terceira idade. Logo, esse tipo de treino é muito indicado para essa fase, pois eles trabalham diversas habilidades de uma só vez.
Esses exercícios físicos são bastante simples de serem feitos, exigindo pouco esforço físico. Claro, com mais tempo de prática, a intensidade pode aumentar, mas, o principal objetivo dessas atividades é o de manter-se ativo.
Alguns exemplos de treinos funcionais são o agachamento e a prancha, que trabalham respectivamente as pernas e o abdômen. Estes são apenas dois das centenas de exercícios do tipo. Basta escolher alguns e praticá-los com frequência para ganhar suas vantagens ao organismo.
2. Caminhada
A caminhada é um dos melhores exercícios para terceira idade, pois ela fornece energia, vitalidade e evita a perda de massa muscular magra, além de garantir uma ótima saúde do sistema cardiovascular.
Para praticá-la, basta escolher uma área na rua, dentro do condomínio ou em parques, que seja de terreno plano e tenha boa ventilação. Se houver áreas sombreadas será melhor ainda, para se proteger do sol.
Então, é só fazer caminhadas leves – no seu ritmo – de 15 a 20 minutos por vez. Evite pegar subidas e ir além da sua capacidade de energia para evitar fadiga e perda de massa muscular. Comece a caminhar de uma a duas vezes por semana e, quando tiver mais resistência, aumente a frequência, mas sempre pegando leve para ganhar os benefícios.
3. Pedalar
Você pedalava quando era criança? Se sim, o seu equilíbrio está na sua memória e não será um problema pedalar agora. Mas é preciso tomar vários cuidados para que a atividade física seja bem segura.
A primeira dica é checar se a bicicleta está em boas condições de uso, com os freios e câmbios bem regulados. Depois, basta colocar um capacete, óculos e roupas adequadas à atividade. Usar bermuda para ciclismo é uma boa recomendação para essa atividade.
Busque locais planos, sem carros e longe de aglomerações de pessoas para ganhar confiança e fazer o trajeto no seu tempo. Leve água e mantenha as pedaladas de 20 a 30 minutos em ritmo leve, duas vezes por semana.
4. Natação
Entre os exercícios na terceira idade, a natação é um dos melhores, pois mexe com todo o corpo e ajuda a evitar o aparecimento de dores nas articulações.
O motivo é que, como a atividade é feita na água, o impacto nas pernas e braços é bem menor em relação a corridas e caminhadas, por exemplo.
Busque uma escola ou professor de natação e vá a piscinas climatizadas e com a estrutura necessária para fazer aulas e evoluir nesse esporte.
5. Hidroginástica
Essa é uma prática que mistura a ginástica convencional com a natação e extrai o melhor de cada uma delas para render ótimos benefícios ao organismo.
Os exercícios desse tipo se baseiam em aulas que trabalham o equilíbrio, a força das pernas e braços e a respiração. Tudo de maneira suave e de acordo com a capacidade que o corpo nessa faixa etária pode suportar.
Usar bolas, boia espaguete – aquele tubo grande que flutua – e outros recursos também fazem parte das aulas de hidroginástica que entregam um bom condicionamento aos praticantes dessa atividade.
6. Yoga
A yoga se classifica como um exercício físico para terceira idade que se adequa muito bem a qualquer tipo de pessoa. A razão para isso é que há diferentes modalidades dessa atividade, facilitando a escolha da que for mais adequada ao seu perfil.
Flexibilidade, equilíbrio e força nas pernas e braços, além de um grande trabalho na respiração fazem parte dos pilares da yoga. E isso vale para suas várias vertentes.
Para aproveitar melhor esse exercício físico, busque escolas e professores experientes, que irão indicar o tipo de yoga mais adequado a você.
7. Alongamento
Fazer alongamentos com regularidade tem tanto efeito positivo na saúde quanto praticar esportes de maior intensidade. Mas, para obter todos os benefícios desses exercícios na terceira idade, eles devem ser feitos com a duração adequada.
Cada alongamento, seja de pernas, braços, coluna, punhos e outras partes do corpo, precisa ter de 10 a 20 segundos na mesma posição. Isso é preciso para que o corpo alongue e ganhe flexibilidade por mais tempo.
Escolher um horário do dia, um local reservado em casa e colocar uma música suave ajudam a fazer alongamentos mais dinâmicos. Pois, em geral, essa é uma atividade que se faz de maneira “parada”. Realizar os exercícios em um parque ao ar livre também é bastante motivador.
8. Pilates
O pilates pode parecer a yoga, mas diferente dela, ele inclui alguns recursos externos. Bolas, cadeiras, bastões e equipamentos podem ser agregados à atividade.
O pilates é feito de maneira gradual, ou seja, ele só fica mais intenso quando o praticante está mais forte para a atividade. Assim, busque auxílio de um profissional da área ou ingresse em uma escola dessa prática, garantindo um acompanhamento adequado, além de evoluir e diminuir riscos de lesões.
Freando os efeitos do envelhecimento
Dentro da enorme variedade de exercícios para terceira idade, alguns se destacam, pois trabalham o corpo e a mente de acordo com o momento de vida.
Os exercícios físicos freiam os efeitos do avanço dos anos. Com isso, problemas primários, como dores pelo corpo e cansaço, aos mais graves, como a osteoporose e disfunções hormonais, são evitados.
Além disso tudo, com a prática regular de exercícios na terceira idade, conquista-se mais saúde mental e bem-estar para levar uma vida longeva e cheia de realizações.
Descobrir outras formas de garantir mais vitalidade para frear os efeitos do envelhecimento sempre vale a pena.
Fonte: Pague Menos
Foto: Image by Freepik
Mais sobre o assunto
Minha Vida > Fitness
Correr ou caminhar: qual atividade é melhor para o coração?
Veja a diferença entre os dois exercícios e faça sua escolha
Pague Menos > Clinic Farma
Consultório Farmacêutico
Avaliação corporal, Testes de Covid, Toxina Botulínica (Estética), Sempre Bem Club, Teleconsulta, Medicamentos Especiais, Nossas Lojas, Vacinas, Manipulação, entre outros
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)
2 Comentários
Porque e difícil conseguir vaga pra idoso no pro hiper,ou outra constituição p,pra hidroginástica ou outra atividade
Cara Vilma,
O Mural de Vagas de Empregos do Portal Terceira Idade está sendo reformulado e, em breve, estará disponível novamente.
Obrigado