O brasileiro bebe pouca água… No inverno, menos ainda. E uma rotina errada no consumo diário de água pode levar à desidratação.
Segundo especialistas, isso é mais comum na terceira idade e na infância. “Idosos e crianças acabam se desidratando porque esquecem de beber água no dia a dia”, afirma Decio Mion, nefrologista*, professor livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) recomenda, para a ingestão diária de líquidos, dois litros para homens e 1,6 litro para mulheres.
Uma sopa vai bem…
Estamos no inverno e as noites já começam a ficar mais frias. Que tal um prato de sopa fumegante?
A sopa oferece muitas vantagens. É um prato econômico, substancial e gostoso. É de fácil digestão e fornece saciedade. Ela ajuda na hidratação do corpo, desintoxica e colabora com a melhora do funcionamento do organismo. É rica em vitaminas, minerais e fibras. Pode desempenhar papel energético ou calmante, dependendo dos ingredientes.
Uma ótima opção é fazer uma sopa bem nutritiva. São muitas as variedades de sopa: de legumes, de cebola, de beterraba, de lentilhas, de abóbora, de feijão, de peixe, caldo verde, entre outras. Uma ótima opção é um caldinho de feijão proteico e cremoso.
Crie a sua própria sopa e ofereça aos seus familiares e amigos, juntamente com o seu calor humano. Afinal, calor é essencial à vida!
*Nefrologia: especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim
Créditos fotos: Food photo created by freepik – www.freepik.com
Mais sobre o assunto na internet
Unimed > Viver Bem > Alimentação > Sopa
É sopa: origem, receitas, benefícios e muito mais!
A origem da sopa, sopas típicas de cada país, diferença entre caldo e sopa, 6 dicas para uma sopa mais saudável
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)